// O ARMÁRIO //

//

O ARMÁRIO

 

ANA VIDIGAL

 

VIOCHENE

11/07/2015 - 06/09/2015

biografia

 

 

Ana Vidigal (Lisboa, 1960) vive e trabalha em Lisboa.

O trabalho de Ana Vidigal recorre à pintura, da colagem, assemblage e instalação como processos de descontextualização e reconfiguração de imagens retiradas de diversas fontes, explorando os valores sociais, políticos, e até de memórias que veiculam.

Tendo concluído o curso de Pintura da Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa em 1984, Ana Vidigal foi ainda bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian (1985/1987). Em Março de 2014 expõe Em Primeiro Lugar o Fim na Baginski, Galeria / Projectos, depois de Estilo Queen Anne, em 2011. Ainda em 2014 apresentou Jugular, no Centro Cultural Português – Instituto Camões, em Luadan, AO. Em 2010 tem lugar Menina Limpa Menina Suja, exposição retrospectiva Antológica no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, PT) com curadoria de Isabel Carlos. Integrou em 2009, novamente sob curadoria de Isabel Carlos, a Bienal de Sharjah 9, nos Emirados Árabes Unidos. Em 2011 foi artista convidada para o projeto individual no Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado (Lisboa, PT), The brain is deeper than the sea. Em 2012 expõe Casa dos Segredos, instalação inserida nas comemorações do Centenário do Instituto Superior Técnico de Lisboa, sob curadoria de Ruth Rosengarten.

O seu trabalho encontra-se representado nas coleções do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (PT), Culturgest (PT), Fundação de Serralves (PT), Banco de Portugal (PT), Colecção Berardo (PT), Manuel de Brito (PT), e Deutsche Bank (PT).

 

PT | EN

© O ARMÁRIO 2018