// O ARMÁRIO //

//

O ARMÁRIO

 

VÂNIA ROVISCO

 

Mastercell (because we are many)

16/07/2016 - performance

biografia

Vânia Rovisco é performer e bailarina, criadora de instalações de peças duracionais através das quais explora e actualiza processos relacionais.

 

Com um trabalho fortemente ancorado na investigação e consequente criação de uma corporeidade processual, feita em relação, trabalha com o público a fabricação de experiências mediadas por modelações espaciais, temporais e perceptivas. Para tal, recorre a dispositivos simples de articulação de sentido, como a palavra, o hibridismo formal, a cadencia e articulação dos tempos, o recurso a geometrias herdadas da coreografia utilizadas para a afirmação ou disrupção de padronizações sociais, suas inscrições e projecções nos corpos e nos modos.

 

Situando o seu trabalho performativo na geografia dos afectos e das relações ( enquadrando, acelerando, intensificando os corpos), inscrevendo-o no espaço da galeria – obrigando por isso a uma reformulação do enquadramento, espectativas e envolvimento, faz do seu público co-criador de experiências singulares, mediador dos resultados, e documento vivo do processo.

 

Tendo por eixo referencial o corpo como agente de sentido, a corporeidade como resultado e co-criação ( social, subjectiva ou intima), Vânia Rovisco faz destes um recurso operativo e um potência. O primeiro assume a efectuação dos tempos, dos estados das coisas e dos processos, a segunda expressa, aponta, evidencia e conjuga, todos o muitos ( velocidades, sexos, géneros, modos, tempos, afectos) que um corpo é, todos os muitos que, continuamente e por via da experiência, devém.

 

Daí apresenta um vasto objecto artístco num conjunto de peças que cobre o seu espectro de investigação e trabalhos recentes: a vídeo instalação, a performance como instalação ao vivo, a instalação, a música e a performance. Em todos um denominador comum: a produção do sentido como um encontro entre e de corpos / movimento.

PT | EN

© O ARMÁRIO 2018