João Marçal (Coruche, 1980) é artista plástico e investigador, atualmente a viver/trabalhar em Lisboa. É licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas Artes do Porto e mestre em Práticas Artísticas Contemporâneas pela mesma instituição. Atualmente é bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e encontra-se a desenvolver a tese de Doutoramento em Belas Artes, especialidade Pintura, na Faculdade de Belas Artes de Lisboa; um projeto de investigação teórico-prático e transdisciplinar com o título "Gravitação Ótica. Revisões históricas e outras perspetivas no espaço-tempo da pintura".
O seu trabalho artístico desenvolve-se quase exclusivamente no campo da pintura, recorrendo pontualmente, ao longo dos anos, a diversos meios como: desenho/ilustração, som, escultura, cerâmica, objetos encontrados e mural.
Ao longo da sua carreira tem sido representado por várias galerias de arte, tem exposto regularmente a sua obra e realizado residências artísticas em território nacional e no estrangeiro.
A sua obra está representa em várias coleções privadas e públicas, podendo-se das últimas destacar: Coleção da Câmara Municipal do Porto, Coleção da Câmara Municipal de Lisboa ou Coleção de Arte Contemporânea do Estado